domingo, 21 de outubro de 2012

Tendências da Prosa Contemporânea


A prosa Contemporânea oscilava entre a permanência do tradicional e a irrupção do novo, o antigo e o moderno encontram- se lado a lado, mostrando-se bastante diversificada no ponto de vista formal e temática.
Várias tendências podem apontadas, mas não existem fronteiras precisas para tais, sendo que atá mesmo seus representantes não seguirem fielmente uma linha.

Ultrarrealismo ou realismo feroz

Uma das tendências de maior destaque. Principais características:


  • Violência como matéria narrativa;
  • técnica do impacto;
  • predomínio do cenário urbano.
Principais Autores:

  • Rubem Fonseca - é considerado o principal representante dessa vertente
  • Paulo Lins - Autor do livro "Cidade de Deus" que retrata o cotidiano de selvageria na favela.
  • João Antônio - Deixou uma obra marcada pela extrema habilidade com que elaborou a linguagem falada nas grandes cidades brasileiras.

Regionalismo

Uma tendência menos difundida á o Regionalismo, que se fez presente desde os anos 30, quando se mostrava fortemente politizado e com um pendor para a denúncia social. Tendo como como representante na prosa contemporânea o autor João Ubaldo Ribeiro

Romance histórico

Surgido no Romantismo, o romance histórico aproveita episódios de nosso percurso para recriá-los ficcionalmente, embaralhando as fronteiras entre a Literatura e a História, a ficção e a verdade.

Corrente imigratórias


Alguns autores vêm retratando em suas obras a tradição, os conflitos e as experiências de imigrantes e seus descendentes, construindo um multifacetado painel de diferentes correntes imigratórias que aportaram no Brasil.
Obviamento, alguns desses escritores apenas se alimentam dessa matéria para empreender projetos de grande envergadura, em que se identificam pontos de contato com outras tendências de nossa prosa.

Nas trilhas do realismo


Em meio a esse quadro tão variado, alguns veteranos, como Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan e Carlos Heitor Cony, têm construído obras que seguem, cada um a seu modo, os caminhos do realismo.
Confirmando a força dessa tendência, muitos autores que apareceram nas últimas décadas vêm seguindo essa mesmo via.

Narrativa tradicional

Outra tendência que merece destaque é a dos autores que questionam o narrar e suas normas e que se empenham na desconstrução da narrativa tradicional, manejando a intertextualidade, a colagem e a montagem e, em alguns casos, até recorrendo à ilustração.

Realismo fantástico


Na vertente fantástica ou mágica , os personagens são colocados em um universo realista em face do inexplicável. O fantástico brota do aparecimento de algo novo, surpreendente e impreensivo no ritmo do cotidiano, provocando um estranhamento e criando muitas vezes, um clima de mistério.Murilo Rubião e José J. Veiga foram os autores que perseguiram com insistência essa vertente literária.