Autores - Rubem Fonseca

Assim o escritor paranaense Dalton Trevisan, o "vampiro de Curitiba", Rubem Fonseca adora o anonimato, é extremamente reservado, avesso a entrevistas e a fotos.
Começou sua carreira em 1963, quase aos 40 anos, com o livro O prisioneiros. Desde então publicou, entre outros, os livros de contos Acoleira do cão, Lúcia McCartney, Feliz Ano Novo, O cobrador, Romance negro e outras histórias, O buraco na parede e Pequenas criaturas e os roamnces O caso Morel, A grande arte, Bufo & Spallanzani e Agosto.

Sobretudo por muito contribuir com a renovação do conto, Rubem Fonseca é considerado um dos grandes escritores brasileiros da prosa contemporânea e um dos maiores contistas de todos os tempos.
Suas narrativas trouxeram para a ficção o universo da criminalidade. Como principais características de sua obra, podemos ressaltar a violência como tema recorrente, a técnica do impacto e o predomínio do cenário urbano.
Demonstrando grande vigor inventivo e originalidade, o escritor empreendeu inúmeras experiências formais, em alguns casos enveredando pela mistura dos gêneros textuais e sempre acompanhando a constante oscilação temática de suas narrativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário