Autores - Dalton Trevisan

Considerado um dos maiores contistas da literatura brasileira, Dalton Trevisan começou a publicar seus contos em folhetos como os de cordel e também na revista de literatura e arte, a Joaquim, que fundou e dirigiu na década de de 40.
Seu primeiro livro foi Novelas nada exemplares, de 1959, que logo chamou atenção para o seu nome e fez com que sua obra passasse a ter repercussão nacional.
Hoje sua obra conta com mais de 30 títulos publicados, dos quais se destacam, entre outros, os livros de contos Cemitério de Elefantes, Morte na Praça, O vampiro de Curitiba, A guerra conjugal, A trombeta do anjo vingador, Pico no veia e Capitu sou eu, além de A polaquinha.




Por viver praticamente enclausurado em sua casa em Curitiba, avesso a fotografias, autógrafos e entrevistas, à vida literária em geral, e por "sugar" do cotidiano de sua cidade os temas e os motivos que explora em sua obra Dalton Trevisan passou a ser chamado pela alcunha de "vampiro de Curitiba", que é o título de um de seus livros.
Em seus livros não há espaço para as grandes tragédias nem para os personagens excepcionais. Observador contundente e impiedoso do dia a dia de Curitiba, O autor recria em sua obra as obsessões, os dramas e as miséria de gentes de sua cidade, recortando cruelmente, com a habilidade de um cirurgião, cenas que flagram os tormentos da vida conjugal, o erotismo desenfreado, a violência e a degradação.

Sem comentários:

Enviar um comentário